terça-feira, 14 de julho de 2009

Nampula, a linda!!

Não sei porquê, nem porque não,mas ando saudosista.Saudosista de um sitio que não conheço senão por fotografias.
Mas considero um sitio lindo,ou não fosse a terra que me viu nascer a mim e já tinha visto nascer os meus pais:Nampula,Moçambique.
Sonho um dia poder viver pessoalmente todas as histórias que me foram contadas pelos meus avós e pelos meus pais.

O nome da cidade deriva do nome de um líder tradicional, M'phula ou Whampula. A cidade tem origem militar, uma característica que ainda hoje se mantém. As primeiras construções datam de 1907 com a construção do comando militar de Macuana, tornando-se mais tarde o Quartel-General do exército português durante a guerra colonial. Com a independência nacional, o quartel passou a Academia Militar Samora Machel. Nampula foi elevada a cidade a 22 de Agosto de 1956.




Quartel General Português durante a Guerra Colonial


Ao nascer num periodo conturbado da pacata vida Moçambicana(Fevereiro de 1976),muitos como eu tivemos de partir com os nossos pais e deixar para trástudo o que eles e os nossos avós haviam construido.Muitos apenas trouxeram a roupa do corpo,outros tiveram mais sorte puderam trazer mais alguma.Mas no fundo todos perderam algo muito importante:a VIDA que tinha,que tinham construido,com trabalho e alegria(note-se que isto tudo são apenas relatos de quem lá viveu e veio contar.

Sabia pelo menos onde tinha nascido:na Casa de Saude do Marrere,ainda hoje em funcionamento.Mas o que eu queria saber era como era.Seria bonita?Seria apenas uma casa normal com alguns quartos?Como? Sei que são apenas fotos mas fiquei contente quando vi.Adorei.Sinto uma parte de mim ali dentro,que ninguém entende.



Vista frontal da Casa de Saude do Marrere

E depois tenho sempre as histórias do meu pai,quando se metia na sua mota mais uns quantos amigos atrás dele, e iam passar o fim de semana à Praia das Chocas.



Vista da Praia das Chocas

Ou ainda as idas ao Sporting ao fim da tarde



Sede Do Sporting Clube de Nampula

E muito muito mais
Agora que ando numa de pesquisar todas as palavras que me vem à cebça,descubro mais coisas sobre esta cidade linda e que me dão cada vez mais vontade de a ver de perto,de sentir o seu cheiro,de tocar em tudo,principalmente de ver as acácias em flor.



Uma acácia em flor

Não pensem mal de mim ao dizer que a minha cidade é linda,nem desprezo as cidades por onde já vivi,adoro todas,mas esta é especial ,pelo menos para mim,nnão é melhor nem pior do que as outras,apenas é diferente.Diferente pelos motivos que já referi mais acima.Diferente porque o desejo e a vontade ce a conhecer é cada vez maior.Diferente por não saber qual o seu cheiro,qual a sua cor,qual o seu aroma.




Sé Catedral de Nampula

Dedico este pequeno texto a todos os que como eu não conhecem,aos que ficaram,aos que vieram,aos meus pais(que partiram praticamente com uma mão à frente e outra atrás,como muitos,mas mesmo assim me deram tudo o que sempre precisei:carinho),e aos meus avós,principalmente ao meu avô Pedro que faleceu sem ver a terra que ele acolheu como sua,que deu tanto de si e que ficou sem nada).Amo-vos!

Imagens pesquisadas e retiradas do Google,desde já o meu bem-haja a quem ainda e preocupa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Monica cá estou eu a visitar te, já cá tinha vindo mesmo sem saber quem eras.Compreendo o teu desejo de conhecer Nampula,Estive lá recentemente como já sabes e adorei.Sei que muita gente que volta lá estranha pois não está igual ao que era há 40 anos.Mas isso acontece com todos os lugares e sitios em qualquqer parte do mundo,Aqui mesmo em Portugal há 40 anos não era nada do que é hoje.A vida está em constante mudança.Se tiveres oportunidade de ir a Nampula vai pois vais gostares.Diz me alguma coisa depois dou te as coordenadas ok?
Tenho um Grupo no Multiply de amigos de Moçambique se quiseres fazer parte é este o endereço:http://praiadaschocasclub.multiply.com/
Felicidades
Um abraço Mokala

Unknown disse...

Olá Moninha,podes não acreditar mas estava aora em frente ao pc e de repente apeteceu-me procurar imagens da terra aond nasci, a mesma que a tua (permite-me tratar-te por tu) e ao procurar nas imagens do Google veio aquela imagem do sítio aonde também nasci, não conhecia aquela imagem e depois ao ler o texto fiquei "arrepiado" pelas semelhança de sensações que transmites, parecia um dejávu estranho mas agradável.
Também eu nunca mais voltei, mas estou seriamente a pensar em voltar a nampula logo que se proporcione, quem sabe para o ano,
desejo-te as maiores felecidades, cumprimentos, Pedro Rodrigues
Curiosidade- nasci em 25-08-69

Moninha disse...

Olá,Pedro.Desculpa mas por motivos que não vêem ao caso,não te pude responder,mas o Voltemsempre.blogspot.com voltou e em força.
Fiquei muito contente de haver quem tenha saudades também e com quem possa partilhar para já só as fotos!
Abraço!
Voltem sempre!